Palito de dente - Ele ajuda ou só prejudica?
- zedasmil
- 30 de jul.
- 3 min de leitura
Imaginem a cena! Você está em um restaurante e, numa mesa a sua frente, percebe um sujeito ligeiramente obeso, barba começando a grisalhar e cabelos não tão volumosos. Após terminar a sua refeição ele parece se divertir com palitos entre os dentes na incansável tentativa de remoção dos resíduos alimentares que certamente o incomodam bastante. Sua concentração é tão grande que seus olhos, por detrás dos óculos de grau, parecem estar olhando para lugar nenhum. De tempos em tempos ele abaixa a cabeça dando a impressão de estar cuspindo os resíduos capturados pelo palito. Outras vezes ele desliza a ponta do palito no guardanapo de papel, que está ao lado de seu prato vazio, certamente para limpar a ponta do palito antes de continuar com a operação. Pois é! Outro presenciei uma cena desta, o que me trouxe a ideia de escrever aos meus seguidores os riscos que esta prática impõe.

O hábito de palitar os dentes é um dos mais antigos da humanidade. Houve, inclusive, a época em que os nobres imperadores e governantes utilizavam palitos de ouro ou prata para exercerem a limpeza ainda sentados à mesa, numa nítida demonstração de riqueza e poder. Hoje em dia, mesmo sendo extremamente ultrapassada e considerada muito desagradável, algumas pessoas ainda se aventuram na tal prática. Mas será que passar o palito entre os dentes realmente nos ajuda na higiene ou este hábito é realmente prejudicial à saúde bucal?

Bem, é lógico que remover um pedaço de alimento agarrado entre os dentes nos livra de um grande desconforto, mas o palito de madeira, definitivamente, não deve fazer parte dos produtos de higiene bucal que mantemos em casa. A questão é quando não estamos em casa, como imaginamos no começo desta nossa conversa. Então, se você recorre ao palitinho, é importante conhecer os riscos que está correndo quando os utiliza.
Além de não executar uma limpeza eficaz, o palito de madeira pode empurrar os resíduos para regiões de maior dificuldade de remoção. Com isso você agride a papila da gengiva que acabará inflamando. Esta inflamação poderá provocar perda de volume da papila e retrações gengivais. O uso contínuo dos palitos também pode causar danos aos tecidos duros dos dentes e irritações ao longo de toda a gengiva. A gengiva inflamada pode provocar perdas ósseas e comprometer o suporte do dente. Na ânsia de remover um pedaço de carne, a tendência é aumentar gradativamente a profundidade e a força de introdução, o que aumenta consideravelmente o risco de fratura do palito. E caso isso aconteça, certamente acontecerão danos muito maiores como inflamação aguda e abcesso periodontal, o que pode põe em risco a permanência do dente na boca.

Bem, os restaurantes mais preocupados com o conforto de seus clientes já disponibilizam fio dental em seus banheiros e se beneficiar desta cortesia é um sinal de bom senso e inteligência. Ao contrário disso, lançar mão dos palitinhos fará com que você pareça ser um sujeito grosseiro, sem educação e o menor senso de cuidado consigo próprio. E se o seu restaurante preferido não disponibilizar o fio dentel nos banheiros, existem embalagens pequenas que podemos carregar nos bolsos sem o menor problema.
Agora, se a refeição for em casa, não tem desculpas. O palitinho é proibido para limpeza dos dentes! Aliás, eles possuem uma finalidade muito mais apropriada: capturar os petiscos que acompanham uma taça de vinho ou um copo de cerveja. Sendo assim, bem que podíamos mudar o nome para palitos de aperitivos.

Para encerrar, não importa se você é uma pessoa anônima ou uma celebridade. Se você insiste no hábito de palitar os dentes, as pessoas te verão deselegante ou sem educação.

Dr. Luiz Carlos.

Comentários